5 grandes desafios para pequenos empreendedores
Você já deve ter ouvido alguma vez a infame frase “não é fácil empreender no Brasil”. Essa máxima é uma verdade maior ainda quando se refere aos micro e pequenos empreendedores. Claro que isso não quer dizer que você não deva se aventurar para realizar seu sonho do negócio próprio. No entanto, é bom já se preparar para alguns dos obstáculos mais comuns que as pequenas empresas brasileiras enfrentam. Para lhe ajudar, separamos alguns deles.
Burocracia
Um estudo da Endeavor estimou que, em 2017, a média de tempo para conseguir obter todas as licenças e alvarás necessários para abrir uma empresa no Brasil era de 117 dias. Somente para assinar o contrato social de um novo negócio, é necessário o auxílio de um contador e em alguns casos de um advogado, além de inúmeras outras burocracias que podem variar em cada estado e cidade.
Impostos e mais impostos
Não por acaso, o Brasil é o país da América Latina com a maior carga tributária e o 14º no mundo! Isso é um dos maiores desestímulos para novos pequenos empresários, que muitas vezes têm que lidar não só com os altos valores, mas com a falta de padronização entre impostos federais, estaduais e municipais.
Controle sobre finanças
Gestão ou educação financeira é algo que deixa a desejar no sistema educacional brasileiro. Consequentemente, muitos se aventuram em abrir um novo negócio sem conhecer termos básicos como fluxo de caixa, capital de giro e margem de lucro. Esse é um dos principais motivos pelos quais, segundo o IBGE, 21% das empresas quebram após o primeiro ano de vida. Não cansamos de repetir, aumente as chances de sua empresa prosperar preparando um plano de negócios sólido antes mesmo de abrir as portas.
Falta de profissionalização
É comum em pequenas e médias empresas que não se estruture uma equipe especializada em setores como os Recursos Humanos ou o Marketing. Em alguns casos, essas importantes funções em uma organização acabam sendo relegadas para funcionários que acumulam funções administrativas, aumentando a margem para o erro. Não ter ao menos um profissional especializado para cada setor impede a possibilidade de se ter uma estratégia por trás de planos e ações, emperrando o crescimento do seu negócio.
Atração de Talentos
No início de todo negócio, o empreendedor perceberá que não é fácil competir com as grandes empresas estabelecidas no mercado de trabalho. Multinacionais e afins costumam pagar salários bem mais altos do que uma empresa de pequeno porte, além de investir bastante em treinamento interno dos funcionários.
Dessa forma, o pequeno empresário precisa ver gastos com atração e retenção de talentos como investimentos a longo prazo. Também é possível atrair bons profissionais apresentando o potencial e as vantagens de trabalhar em sua empresa. Sejam eles o ambiente de trabalho, benefícios ou mesmo um bom plano de carreira.