Fuja dos perigos do plágio na internet!
A internet, sem dúvida, é uma das maiores criações do ser humano, ajudando milhões de pessoas todos os dias a estudar, se profissionalizar e ter um outro tipo de lazer.
Ela também foi um divisor de águas para a economia. Muitas empresas e negócios têm berço digital e, muitos outros, só cresceram por meio de e-commerces e das redes sociais, por exemplo. Porém, mesmo com tantos benefícios, é melhor ter cuidado! Ainda que as leis tenham avançado para regularizar o uso da internet, ela ainda pode ser vista como um local perigoso e que precisa de muita segurança.
Além dos seus dados e senhas, há outros perigos que muitas pessoas não se dão conta: o plágio na internet. São muitos e muitos materiais que passam por nós todos os dias quando acessamos um portal de notícias, uma rede social ou assistimos um conteúdo.
Temos que imaginar que tudo o que nós vemos tem um dono, um proprietário que tem direito sobre aquela obra, a não ser que, o titular libere ela para uso das demais pessoas. São fotos, textos, músicas, vídeos, desenhos e muitas outras criações que foram produzidas ou adquiridas e que pertencem a alguém ou alguma empresa.
Então, antes de compartilhar ou usar algo na internet para benefício próprio, é preciso garantir que você tenha o direito sobre aquilo ou que dê os devidos créditos para quem detém o direito da obra.
Com as marcas não é diferente. Se você possui o direito sobre uma marca, ela é sua e qualquer outra com o nome igual a ela ou com grande semelhança no mesmo segmento não tem direito de atuar.
Claro que, para isso, você precisa de um Registro de Marca, ou seja, um título concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, que concede a propriedade sobre uma marca e o direito de utilizá-la com exclusividade em todo o território nacional, no seu ramo de atuação.
O Registro de Marca é uma das formas de se proteger de cópias na internet. Se você expor sua marca no meio digital e não tiver um registro, qualquer pessoa pode utilizar ou reproduzir. Além disso, se a “cópia” acabar registrando antes que você, a Lei da Propriedade Industrial assegurará o direito de exclusividade sobre o uso da marca para quem registrou primeiro.
Mesmo que o outro proprietário tenha copiado de você, mas registrado antes, você corre o risco de receber um processo, além de ser impedido de continuar utilizando a marca. Já pensou? O ideal é realizar uma pesquisa de marcas registradas no site do INPI ou contratar uma empresa especializada para realizar uma busca minuciosa e dar todo o auxílio que você precisa para registrar sua marca.
Crie um nome poderoso e de sucesso para sua marca, monte uma identidade visual e registre ela o mais rápido possível. Só assim você poderá fugir dos perigos de perder sua marca em decorrência de plágio na internet.
Conte com a Magnitude para registrar sua marca com segurança e ser garantido pela lei, com um Registro de Marca expedido pelo Instituto. Vamos adorar ajudar você!