Imagine um mundo onde você não precisasse ir atrás dos seus clientes, mas ao invés disso, eles procurassem por você. Parece algo muito utópico, não é? Mas e se a gente te contar que é possível? Sim, com o Inbound Marketing, você pode atrair mais clientes para o seu negócio.
Apesar de não ser uma estratégia relativamente nova, já que está no Brasil desde 2011, muitas empresas e negócios não conhecem e tampouco compreendem as ideias trazidas pelo Inbound Marketing.
Então, o que é esse tal de Inbound? Basicamente, ele busca uma estratégia contrária da publicidade normal. Enquanto o Outbound Marketing tem o objetivo de chegar até o cliente, muitas vezes atrapalhando e interrompendo ele enquanto está fazendo alguma coisa, seja vendo TV, assistindo a um vídeo no Youtube ou lendo uma revista, por exemplo, o Inbound tenta atrair os consumidores.
Como funciona?
Por meio de estratégias completamente digitais, o Inbound Marketing quer atrair o cliente satisfazendo suas necessidades e dores. Então, quando um usuário busca por uma solução para seu problema, ele se depara com os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Para funcionar, essa forma diferente de marketing precisa de várias estratégias sendo trabalhadas tecnicamente, com base em três pilares principais: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.
O SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de levar um site, uma página ou um artigo para a primeira página dos buscadores, como o Google, por exemplo. Assim, as chances do consumidor encontrar o que ele precisa no seu site é muito maior.
Já o Marketing de Conteúdo visa a construção de textos e materiais relevantes, que ajudem o cliente com suas principais “dores” e necessidades. Além de ajudá-lo, você estará também educando ele para ser um cliente perfeito, enquanto ainda gera mais autoridade para sua marca no assunto, tornando-se um verdadeiro especialista.
Por último, as Redes Sociais complementam o Inbound Marketing trazendo o relacionamento final, fazendo uma ponte entre o conteúdo, o cliente e sua empresa.
Como posso incorporar essas ideias para a minha marca?
Claro que trazer todas as estratégias de Inbound para sua empresa não é tão fácil, não acontecem rapidamente, de uma hora para outra. Para quem quer começar do zero, o primeiro passo é criar sua presença online. Se sua marca só tem uma loja física, vai precisar de, pelo menos, redes sociais principais, como Facebook e Instagram.
Se não há um site, pelo menos por enquanto, o SEO fica de lado. O importante passa a ser criar conteúdo que engaje seu cliente. Para isso, é preciso entender quem consome seu produto e começar a criar posts sobre o seu produto ou serviço, respondendo perguntas como: Como meu produto ou serviço soluciona um problema ou satisfaz uma necessidade do meu cliente? Quais temas do universo da minha marca podem interessar ele? Como me relacionar melhor com ele, mostrando um pouco do dia a dia da empresa e humanizando ela?
Assim, é possível começar a incorporar as ideias do Inbound Marketing na sua empresa e dar início a uma forma diferente de pensar o seu negócio. A partir do momento que sua empresa já deu os primeiros passos, é hora de ir além e contratar profissionais especializados nesse tipo de serviço.
Boa sorte com a sua marca!