Botão Whatsapp Fixado Topo
Botão Whatsapp Fixado Topo
Imagem do card dos blogs

Postado em 05/03/2021. Categorias Marcas.

Descontos do INPI para registros de marcas

Descontos do INPI para registros de marcas

Sim, você leu corretamente, é uma das palavras preferidas da maioria das pessoas: descontos! Quem não gosta de economizar, não é mesmo? Por isso, é importante se informar e descobrir se você e sua empresa tem direito a algum dos descontos concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O INPI concede descontos de até 60% em taxas federais e serviços relacionados ao Registro de Patentes e Registro de Marca para pessoas físicas (contanto que já não sejam sócias de uma empresa do mesmo ramo que o item a ser registrado), microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Também se qualificam para o recebimento do desconto as cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos.

Ainda não sabe se o seu negócio se aplica para receber o desconto do INPI? O Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte estabelece as seguintes classificações.

É considerada uma Empresa de Pequeno Porte aquela que possui receita bruta anual superior a 360 mil reais e igual ou inferior a 4,8 milhões. Já a Microempresa deve ter receita bruta anual igual ou inferior a 360 mil reais e o Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que tem receita bruta anual de até 81 mil reais.

A medida já era estabelecida pela Portaria MDIC nº 39 de 07/03/2014, mas foi recentemente renovada em outubro de 2019, com a divulgação da nova tabela de preços do INPI. Essa é uma forma do Instituto estimular os pequenos empresários a assegurar os registros de suas marcas, hábito que ainda não é tão difundido.

Dados do Sebrae estimam que, dos 160 mil depósitos de pedidos de marca feitos entre janeiro e agosto de 2019, aproximadamente 49% (quase metade!) foram solicitados por pequenos e microempresários. O número é grande, mas ainda não representa a imensa parcela de novos negócios que abrem todo ano no país. Ou seja, a maioria do empresariado brasileiro não se preocupa em fazer o Registro de Marca de sua empresa já nos primeiros meses ou mesmo anos após sua abertura. Outros tantos, só vão se atentar para essa necessidade quando um concorrente o fizer antes.

Vale lembrar que o Registro de Marca é a única forma de garantir os direitos de exclusividade do uso da sua marca. Isso inclui o nome escolhido cuidadosamente para o seu negócio, assim como o logo e identidade visual do mesmo. Somente ele garante ao solicitante que nenhuma empresa ou profissional no mesmo ramo de atividade possa usar uma marca igual ou similar à sua em todo o território nacional.

Recomendamos que você, pequeno e microempresário aproveite os descontos e incentivos do INPI e faça o depósito do registro da sua marca o quanto antes!

Categorias:

Registro online, seguro e eficaz!

Assessoria de Marcas e Patentes

"A MAGNITUDE tem como missão zelar pela MARCA do seu negócio para que suas atividades profissionais sejam desempenhadas com segurança e tranquilidade."

Clique para saber mais!

Nossas Redes Sociais
Últimas postagens do Blog
  • Registro de Marca, quanto custa?

    Postado em 23/03/2021. Categorias Marcas.

    Registro de Marca, quanto custa? Muitas pessoas deixam de fazer o Registro de Marca de suas empresas por acreditar que o custo para assegurar seus direitos de exclusividade é alto, mas isso não é necessariamente verdade. Os valores do pedido de registro de marca e de todos os procedimentos específicos do processo são tabelados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, se pensarmos em quanto ficam se diluídos nos 10 anos de validade do registro, são um investimento mínimo e que lhe protege de todos os riscos de não registrar sua marca...

  • Fuja dos perigos do plágio na internet!

    Postado em 19/03/2021. Categorias Marcas.

    Fuja dos perigos do plágio na internet! A internet, sem dúvida, é uma das maiores criações do ser humano, ajudando milhões de pessoas todos os dias a estudar, se profissionalizar e ter um outro tipo de lazer. Ela também foi um divisor de águas para a economia. Muitas empresas e negócios têm berço digital e, muitos outros, só cresceram por meio de e-commerces e das redes sociais, por exemplo. Porém, mesmo com tantos benefícios, é melhor ter cuidado...