Dicas de gestão para empreendedores iniciantes
Todos sabemos que não existe a fórmula perfeita para ter um empreendimento de sucesso. Afinal, se fosse assim, todo mundo seguiria essa receita mágica e aproximadamente 58% dos novos negócios no Brasil não fechariam as portas antes de completar dois anos de vida (segundo dados do Sebrae em 2016).
Os motivos são muitos para um número tão alto de insucesso, desde crises econômicas, imprevistos para os quais o novo empresário não se preparou, até a simples má gestão causada pela falta de experiência com empreendedorismo.
Com esse último tópico, talvez possamos ajudar um pouco. Não, não existe receita de como abrir seu negócio sem falhar, mas alguns erros básicos de empreendedores iniciantes podem ser evitados com as dicas a seguir.
Evite a informalidade.
“Ah, mas minha empresa ainda é pequena. Os impostos vão engolir todo o meu lucro!” É fácil cair no erro de querer começar seu negócio informalmente antes de ter que passar por toda a burocracia que é ter de abrir uma pequena empresa ou mesmo se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, somente com um CNPJ em mãos você terá acesso a recursos que possibilitam a expansão da sua empresa desde o início. Dos itens mais básicos como emissão de nota fiscal, até acesso a taxas de financiamento e de empréstimos mais baixas.
Proteja sua marca.
Nada substitui a credibilidade e proteção legal que registrar o nome e a marca da sua empresa o quanto antes lhe dá. Como falamos em tantos posts aqui da Magnitude Marcas, a única garantia de que outra empresa ou indivíduo não possam se utilizar da identidade que você criou para o seu negócio é o Registro de Marcas.
Tenha um plano e/ou modelo de negócio.
Antes mesmo de abrir as portas, é aconselhável que o empreendedor iniciante já tenha um plano de negócio bem definido, com público-alvo, metas e estratégias para a sua empresa. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, o Sebrae e outras consultorias oferecem modelos gratuitos e vídeos explicando como você pode fazer o seu. Compreender termos como “Fluxo de Caixa” e “Capital de Giro” pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Tenha paciência, o lucro pode e deve demorar!
Não espere lucro imediato! O ideal é que, no momento em que sua empresa se tornar rentável, você use esse dinheiro para reinvestir no crescimento do seu negócio. Começar já precisando retirar fundos do seu negócio é a causa da falência prematura de muitos negócios, e está profundamente conectada com o próximo item.
Separe suas finanças pessoais e as da empresa.
Nunca, eu repito, nunca misture suas contas com as de sua empresa. Sua vida financeira pessoal e profissional precisam estar separadas, alguns especialistas inclusive recomendam que mesmo o dono comece retirando apenas um pequeno salário fixo para si (ou nada) até que o novo negócio ganhe tração. Com planilhas simples no Excel você consegue organizar tanto suas finanças pessoais, quanto as da empresa - ainda que no segundo caso, sempre seja mais recomendável contar com um contador profissional. Dica: você pode achar várias prontas na internet, se preferir.
Se pergunte: qual é o seu diferencial?
Destacar-se em meio a concorrência é uma das grandes chaves do sucesso em seu ramo. Antes mesmo de inaugurar sua empresa ou serviço, questione-se: qual é o meu diferencial? Se não há nada que te dê uma vantagem sobre os competidores ou que o diferencie da multidão, talvez seja uma boa ideia repensar seu modelo de negócios.
Não estamos falando de nada muito mirabolante, você pode se distinguir por seus preços mais baixos, produtos de uma qualidade melhor, serviço personalizado ou mesmo por ter um produto inovador - depende de quão inovador for o seu produto, talvez até seja o caso de solicitar um Registro de Patentes, hein?