Dicas para aumentar a produtividade da equipe
Ser dono de um negócio não envolve apenas entender do próprio setor, mas traz à tona uma série de necessidades para o empreendedor que, muitas vezes, não nos damos conta.
Se o gestor está diretamente envolvido com os colaboradores, ele também vai se deparar com habilidades de liderança que talvez não esteja preparado para ter. Uma delas é a gestão da produtividade da sua equipe, algo difícil de gerenciar.
A produtividade é a capacidade de fazer o máximo de tarefas no dia no tempo proposto, sem perder o foco e alcançando metas variadas. Mas como mostrar o valor dessa habilidade e motivar seus colaboradores, especialmente em posições de alta rotatividade?
Por isso, separamos algumas dicas para você começar a pensar sobre ela e engajar sua equipe para vestir a camisa da sua empresa e seguir junto com você um caminho de sucesso. Vamos lá?
Trace metas e objetivos
Estabeleça metas e objetivos para sua equipe, especialmente as de curto prazo e possíveis de serem atingidas, para não limitar sua equipe e desmotivá-los com alto fluxo de trabalho.
Comunique-se e compartilhe ideias e informações
Faça a equipe participar! Permita que eles deem sugestões para a melhoria e mostre que a ajuda deles é sempre bem-vinda. Além disso, é ótimo mostrar o que já foi feito anteriormente e o que pode ser feito no futuro, diminuindo a distância dos seus funcionários com você.
Faça reuniões e apresente feedbacks
Sempre que o funcionário perceber que está próximo das decisões principais da empresa, ele vai se sentir importante para a empresa e se engajar muito mais. Para isso, faça reuniões de alinhamento e mostre feedbacks, especialmente se eles forem positivos. Porém, se você precisar dar um alerta para alguém, não faça frente aos outros e seja cordial.
Ofereça ferramentas e infraestrutura adequadas
Para que o colaborador consiga fazer o máximo que pode dentro do tempo proposto, ele precisa de ferramentas em boas condições e infraestrutura que ofereça conforto para o desenvolvimento do trabalho proposto. Do contrário, seu colaborador sentirá que a empresa não liga para ele.
Diminua as atividades dispensáveis e faça pausas
Quando você gerenciar a pauta dos seus funcionários e observar suas funções diárias, vai perceber que existem diversas atividades dispensáveis, que podem ser modificadas ou excluídas para que ele foque no que importa. Porém, não retire a pausa e o descanso de ninguém. É um momento primordial para o colaborador, especialmente o mais produtivo.
Capacite, desenvolva e remunere
Outro ponto que não podemos esquecer é que você é parte importante na vida profissional da sua equipe. O trabalho que ele desempenha ao seu lado faz parte da experiência que ele reúne durante a vida e, se você capacitá-lo oferecendo cursos e oportunidades de se desenvolver, ele vai se sentir ainda mais motivado a trabalhar. Com uma remuneração boa para o cargo, cursos e oportunidades, você também só tem a ganhar.
Esperamos que este post da Magnitude possa ajudar você a aumentar a produtividade da equipe, permitindo que ela renda mais e esteja mais engajada com os planos da empresa! Se você gostou deste artigo, não esqueça de ler também Dicas de gestão para empreendedores iniciantes.