O que é posicionamento de marca?
Como sua marca é vista pelos clientes? O que eles veem é diferente do que você planejou para ela?
Criar uma marca não se refere a apenas abrir uma empresa. Claro que existe toda a parte burocrática, cheia de documentos e necessidades, mas há muito mais por trás do sentimento e da mensagem que deseja transmitir para seus clientes.
Imagine o seguinte: você tem várias marcas preferidas em diversos ramos de produtos e serviços, certo? Se você pensar em alguma delas, o que você vê? Quais são as características e os seus principais adjetivos?
Ela pode ser sóbria ou alegre, imponente ou divertida, ou transmitir segurança, confiança, inteligência e muitas outras habilidades. Isso é posicionamento de marca e pode ser planejado antes mesmo de lançá-la no mercado.
Posicionar uma marca é como você deseja que ela seja vista, o que ela precisa representar para os consumidores, da mesma forma que outras empresas impactam seu cotidiano quando você vê um logotipo, uma publicidade ou consome um produto ou serviço, por exemplo.
O que seus clientes enxergam é importante e você pode determinar isso em cada nuance, desde o nome até o logotipo da marca, que demonstram o reconhecimento sonhado e ideal do empreendimento no mercado.
Porém, claro que isso não é uma tarefa das mais fáceis. Exige tempo e, claro, investimento para que os clientes vejam a marca de uma forma positiva. Você precisa saber onde você quer chegar, os concorrentes que vai enfrentar e — o mais importante — conhecer seu público alvo (seus gostos e interesses) para construir uma reputação.
Analisar e testar também são formas de se alcançar um posicionamento ideal. Lembre-se que seu posicionamento não é único e para sempre, mas pode mudar com o tempo e se adaptar ao cenário em que sua marca atua, devendo ser planejado de forma diária e constante, em cada detalhe.
Normalmente, os melhores posicionamentos não surgem desde o início, mas com base no universo em que vivem, como é o caso da Pepsi com suas campanhas “Só tem Pepsi. Pode ser?”, em que ela mesma se declara a segunda opção e cresce em vendas.
Posicionamento de marca não segue uma receita única ou percorre um caminho sempre idêntico, mas algo essencial a ser feito é a pesquisa e os dados. Você precisa conhecer seu público-alvo, ter de preferência um diferencial e proporcionar aos clientes a visão ideal de como você quer que sua empresa seja reconhecida.
Outro ponto importante é a qualidade do seu serviço ou produto. De nada adianta construir um discurso nas mídias, buscar maneiras de mostrar o que a empresa é, se seu produto/serviço não corresponder ao esperado, você só estará criando uma expectativa inexistente no seus clientes.
Gostou das dicas? Siga firme nos seus objetivos para que sua marca tenha muito sucesso! Bom planejamento!